Só lembrando para quem não conhece a CrêSer. O trabalho se divide em duas propostas que interagem entre si, com as turmas de educação de jovens e adultos pela manhã e as oficinas de trabalho pela tarde. No Blog as duas estão representadas. As 3 turmas de EJA possuem em média 15 alunos portadores de déficit intelectual, com idades que variam de 21 a mais de 50 anos. O grupo de professores é formado por dois Pedagogos, uma Prof. de Ed. Física, uma Prof. de Música e um Arte Educador. O planejamento é feito em conjunto levando em conta a experiências de cada um, formações, propostas dos alunos, etc...
Neste ano a opção foi discutir a temática indígena, seu modo de vida, sua espiritualidade, sua música, sua arte, suas dificuldades, a luta pela terra e pelo reconhecimento das suas práticas ancestrais. A luta dos povos indígenas precisa ser uma luta de todos, uma luta contra o aniquilamento físico e cultural que vem acontecendo com a população indígena do Brasil.
Mais de 250 povos e 180 línguas diferentes é um patrimônio cultural inestimável que precisa ser valorizado. Mais do que uma proposta pedadógica, as temáticas abordados no Eja visam a reflexão e o posicionamento crítico de todos os envolvidos no processo: pais, alunos/trabalhadores, professores, cooperados, amigos...
Niñas Aché Guaraníes...
Foto: Heitor Karai Awá-Ruvixá Gonçalves
A nossa mistura
O Calendário Pataxó
Estudamos a lenda da mandioca....
Para quem quiser saber mais acesse http://www.videonasaldeias.org.br/
Aos poucos vamos postando mais!!!!
Foto: Heitor Karai Awá-Ruvixá Gonçalves
A nossa mistura
A professora Fátima trouxe um vídeo do Darcy Ribeiro chamado “Povo brasileiro”. O vídeo mostra como a chegada de outros povos no Brasil e a “mistura” com os indígenas que aqui viviam foram dando origem ao “povo brasileiro”. Fomos pesquisar a nossa “mistura” na origem dos nossos familiares e descobrimos que muitos de nós têm origem indígena e nem sabia.
Estudamos as impressões que os europeus tiveram do primeiros habitantes do Brasil e alguns dos preconceitos que continuam até hoje.
O Calendário Pataxó
Na nossa tentativa incessante de entender o que vem a ser o tempo, perceber sua passagem e aprender a marcar as etapas que se sucedem, a cada novo mês que chega montamos o calendário, marcamos semanas, dias, compromissos, datas significativas... mas a dificuldade segue. Entender os movimentos do tempo e o quanto ele interfere na nossa vida é um desafio constante e difícil de decifrar. Descobrimos que os índios Pataxós organizam o tempo deles de um jeito diferente. O calendário deles é bem diferente do nosso. “Parece uma pizza! Cada mês que passa a gente come um pedaço”, disse o Alex. “Também parece uma mandala, bem redondinho. O nosso é quadrado”, falou a Daiana. Vimos que outros povos também organizam o tempo em calendários redondos, como o dos índios: os chineses, os maias, os judeus... “mas esses aí são difíceis de entender” disse o Rodrigo; “isso parece coisa de grego”, disse a Fernanda. “Tá muito complicada essa coisa, disse Beth, o calendário dos índios é mais fácil. Vamos tentar fazer um parecido”
Estamos elaborando um “calendário pizza”, marcando cada mês com algo que seja significativo para a CrêSer e para todos que aqui trabalham.
Estudamos a lenda da mandioca....
Aipim frito pela D.Maria e a Carmem. Bommmmm!!!
Visita à Exposição Mbya Guarani no Museu da UFRGS
Para quem quiser saber mais acesse http://www.videonasaldeias.org.br/
Aos poucos vamos postando mais!!!!
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